Assucena - foto Letícia Gallo
Inspirado no movimento “Nova Canção Latino-Americana”, que emergiu entre as década de 1960 e 1970 como forma de resistência à indústria cultural hegemônica e de valorização da diversidade étnico-cultural e do cancioneiro popular da América Latina, o projeto “A Canção É Urgente: Vozes LatinA-Americanas” estreia no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro, nos dias 20, 21, 22 e 23.03.25 (quinta, sexta, sábado e domingo) – gratuito. A cantora e compositora Assucena receberá, em cada noite desta série musical, artistas da nova cena da MPB: Catto, Ava Rocha e Josyara, respectivamente. Após a estreia no RJ, o projeto seguirá para Belo Horizonte, de 03 a 06 de abril, e para Brasília, em data a ser confirmada. O projeto conta com o patrocínio do Banco do Brasil e incluirá também um workshop gratuito sobre circulação musical latino-americana em cada uma das cidades em que será apresentado.
No mês em que são lembradas as lutas das mulheres por um mundo mais justo e igualitário, “A Canção É Urgente: Vozes LatinA-Americanas” apresentará releituras inéditas das obras de cantoras e compositoras que contribuíram para a renovação da música latino-americana e que foram fundamentais para consolidar o movimento como um marco na história da música deste continente. O nome do projeto foi pinçado da canção “La Canción es Urgente”, letra de Teresa Parodi que ficou conhecida na voz de Mercedes Sosa, e uma das que marcou profudamente o movimento.
Com arranjos e direção musical de Rafael Acerbi, serão homenageadas Mercedes Sosa (Argentina) – que completaria 90 anos agora em 2025 – Violeta Parra (Chile), Chavela Vargas (México), Amparo Ochoa (México), Soledad Bravo (Venezuela) e Chabuca Granda (Peru). O repertório incluirá, ainda, homenagens a Omara Portuondo (Cuba) e Susana Baca (Peru) que, embora não tenham integrado diretamente o movimento, são artistas fundamentais para o cancioneiro latino-americano e para a valorização da diversidade cultural de nossa região. Do Brasil, o projeto inclui homenagem à Elis Regina, artista que se conectou ao espírito do movimento tanto por meio da gravação de canções emblemáticas de Milton Nascimento neste contexto quanto por sua postura política de denúncia, tendo cantado temas latino-americanos como “Gracias a la Vida”, de Violeta Parra.
O “Nova Canção Latino-Americana” foi um movimento cultural, artístico e político que emergiu na América Latina na segunda metade do século XX. Com raízes em tradições musicais folclóricas, foi marcado por sua forte conexão com as questões sociais, políticas e culturais da época, buscando denunciar as desigualdades, as opressões e as ditaduras militares que se instauravam em diversos países da região. Dentre as expressões nacionais que levaram à configuração do movimento latino-americano, destacam-se, por exemplo, a "Nueva Canción Chilena", o "Nuevo Cancionero Argentino" e a "Nueva Trova Cubana". No Brasil, muitos artistas dialogaram com seus ideais, sobretudo no contexto da Música Popular Brasileira (MPB), compartilhando raízes na valorização da cultura popular, na crítica social e no enfrentamento a regimes autoritários – e provocou união e comoção.
Além dos shows, o projeto inclui um workshop sobre circulação musical na América Latina, que acontecerá 20.03.2025. Com entrada gratuita, oferecerá um espaço de diálogo e aprendizado para artistas, produtores culturais e gestores que desejam explorar e fortalecer a circulação musical na América Latina.
“A Canção é Urgente: Vozes LatinA-Americanas” nasce da urgência de (re)pensar o presente e o futuro da América Latina. Neste sentido, propõe a criação de pontes entre artistas mulheres de diferentes gerações da música latino-americana, resgatando conexões ancestrais, memórias e tradições culturais diversas, e aproximando artistas e público brasileiros da riqueza cultural do continente. Além disso, ao trazer artistas que representam a diversidade de gêneros, sonoridades e estéticas da nova geração da MPB, o projeto também promove o encontro e a criação a partir das diferenças, reafirmando a música como um poderoso elo de unidade e emancipação para os povos latino-americanos.
PROGRAMAÇÃO
Shows
Dia 21/03, sexta-feira
Assucena convida Catto - Horário: 19h
Dia 22/03, sábado
Assucena convida Ava Rocha - Horário: 19h
Dia 23/03, domingo
Assucena convida Josyara - Horário: 17h
Assucena e seus convidados serão acompanhados pela banda formada por Ingrid Cavalcanti (baixo), Yara Oliveira (bateria/ percussão), Vitoria Faria (acordeón) e Rafael Acerbi (direção musical/ violão/ guitarra).
O repertório de cada um dos shows trará canções como “Volver a los 17” (Violeta Parra), “Gracias a la Vida” (Violeta Parra), “Canción por la unidad latinoamericana” (Pablo Milanés), “Maria Maria” e “Canção da América” (ambas de Milton Nascimento/Fernando Brant), “No Soy de Aquí ni Soy de Allá” (Facundo Cabral), “Canción de las Cosas Simples” (César Isella), “Duerme, Negrito” (Atahualpa Yupanqui) e, claro, “La Canción es Urgente” (Teresa Parodi), entre outras, além de canções autorais das artistas convidadas que dialogam com esse repertório.
Ingressos gratuitos disponíveis às 9h do dia de cada apresentação, na bilheteria física ou no site do CCBB (bb.com.br/cultura)
Workshop
Dia 20/03, quinta-feira –"Circulação musical na américa latina: desafios e oportunidades" – das 10 às 18h – gratuito
Oferece um espaço de diálogo e aprendizado para artistas, produtores culturais e gestores, estudantes de música, pesquisadores e interessados que desejam explorar e fortalecer a circulação musical na América Latina. Inspirada pelo espírito de integração cultural e resistência do movimento Nova Canção Latino-Americana, a atividade busca refletir sobre os desafios atuais e propor estratégias que potencializem o intercâmbio artístico e a valorização das identidades, expressões e produções culturais da região.
Com a participação de Catto, artista com experiência de circulação artística na América Latina, Mônica Cosas, fundadora e diretora da Akassá Produções Artísticas, trabalha desde 1997 com produção cultural, e Valéria Graziano, idealizadora desse projeto, gestora cultural, produtora e pesquisadora que realiza, atualmente, pesquisa de doutorado sobre integração cultural latino-americana na Universidade de Salamanca, o workshop abordará o cenário contemporâneo da integração cultural/musical latino-americano e promoverá o debate e a troca de conhecimentos sobre estratégias de circulação musical na América Latina, conectando artistas e produtores culturais brasileiros com o cenário regional.
O workshop é gratuito, com vagas são limitadas, e os interessados deverão se inscrever antecipadamente por meio do formulário disponível no site do CCBB (bb.com.br/cultura)
SOBRE O CCBB RJ
Inaugurado em 12 de outubro de 1989, o Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro marca o início do investimento do Banco do Brasil em cultura. Instalado em um edifício histórico, projetado pelo arquiteto do Império, Francisco Joaquim Bethencourt da Silva, é um marco da revitalização do centro histórico da cidade do Rio de Janeiro. São 35 anos ampliando a conexão dos brasileiros com a cultura com uma programação relevante, diversa e regular nas áreas de artes visuais, artes cênicas, cinema, música e ideias. Quando a cultura gera conexão ela inspira, sensibiliza, gera repertório, promove o pensamento crítico e tem o poder de impactar vidas. A cultura transforma o Brasil e os brasileiros e o CCBB promove o acesso às produções culturais nacionais e internacionais de maneira simples, inclusiva, com identificação e representatividade que celebram a pluralidade das manifestações culturais e a inovação que a sociedade manifesta. Acessível, contemporâneo, acolhedor, surpreendente: pra tudo que você imaginar.
Ficha Técnica:
Idealização, curadoria e direção geral: Valéria Graziano/ Entremundos Agência Cultural
Artista: Assucena
Artistas convidadas: Catto, Ava Rocha e Josyara
Arranjos, direção musical e direção técnica: Rafael Acerbi
Banda: Ingrid Cavalcanti (baixo), Yara Oliveira (bateria/ percussão), Vitoria Faria (acordeom) e Rafael Acerbi (violão/ guitarra)
Coordenação de comunicação: Bianca Lombardi/ Recheio Digital
Assessoria de Imprensa: Mary Debs
Identidade visual: Camila Proença
Produção: Bruna Marques
Produção executiva: Entremundos Agência Cultural
SERVIÇO | “A Canção É Urgente: Vozes LatinA-Americanas”
Shows
Quando. 21/03 (sexta), às 19h, com Assucena e participação de Catto; 22/03 (sábado), às 17h, Assucena com participação de Ava Rocha e em 23/03 (domingo), às 17h, com Assucena e participação de Joyara
Quanto. Os ingressos são gratuitos e podem ser emitidos no site e na bilheteria do CCBB-RJ, a partir das 9h do dia do evento
Workshop
"Circulação musical na América Latina: desafios e oportunidades", com Catto, Mônica Cosas e Valéria Graziano, em 20.03 (quinta), das 10 às 18h.
Quanto. O workshop é gratuito, com vagas limitadas, e os interessados deverão se inscrever antecipadamente por meio do formulário disponível no site do CCBB (bb.com.br/cultura)
Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (CCBB RJ)
Rua Primeiro de Março, 66 – 4º andar - Centro – Rio de Janeiro / RJ
Contato: (21) 3808-2020 | ccbbrio@bb.com.br
Mais informações em bb.com.br/cultura
Siga o CCBB RJ nas redes sociais:
x.com/ccbb_rj/ | facebook.com/ccbb.rj | instagram.com/ccbbrj | tiktok.com/@ccbbcultura