“Escrever em primeira pessoa: memórias, autobiografias e autoficção”, de Nanete Neves, oferece bolsas de estudos para negros indígenas, trans e pessoas com deficiência




 O conteúdo disponível na Plataforma Digital exclusiva d’A Casa Tombada garantirá aos alunos certificação de 32 horas com título de extensão universitária

A cessão de bolsas integrais visa o enfrentamento às desigualdades históricas, ao racismo e às violências estruturais. O processo seletivo para as bolsas também considerará fatores como renda e experiências de vida, buscando apoiar vozes diversas na literatura. Os interessados podem verificar os critérios dispostos na Carta Edital do curso.

Voltada para escritores e aspirantes à escrita, o objetivo do curso, que será realizado de forma online, aos sábados, das 9h30 às 11h30, com um total de 30 horas de conteúdo, é incentivar a expressão pessoal e a criatividade dos participantes, permitindo que eles explorem suas vivências e as transformem em narrativas literárias.  

Os alunos terão a oportunidade de aprender sobre diferentes gêneros literários, incluindo autobiografias, livros de memória e romances de autoficção, além de participar de exercícios práticos que estimularão sua capacidade de escrita.

Ao todo serão 10 aulas ao vivo que durante três meses estarão gravadas na plataforma digital d’A Casa Tombada. Os alunos ainda terão acesso a um grupo restrito no WhatsApp para dúvidas, colaborações e troca de ideias.

Os interessados em participar do curso e concorrer às bolsas de estudo devem se inscrever através da plataforma digital da Casa Tombada e preencher o formulário.

Com este curso, Nanete Neves espera inspirar os participantes a revisitar suas memórias e a criar obras que ressoem com um público amplo, promovendo um diálogo enriquecedor entre autor e leitor.

Com uma carreira marcada por sua atuação como escritora e professora de criação literária, Nanete Neves compartilha a sua vivência como autora que já contribuiu como Ghostwriter em mais de 30 livros, possuindo um profundo entendimento sobre a importância de contar histórias de forma autêntica e envolvente.

Seu currículo soma outros predicados: jornalista, com duas pós-graduações em escrita literária. Hoje vive de escrever, editar e ministrar oficinas. É autora da novela “De âmbar e trigo” (ALink Editora, 2016); do livro de memórias “O Poeta e a foca”, 2015 (Amazon Kindle); da coletânea de micro e minicontos “Batendo ponto: uma colherada de humor na hora do cafezinho”, ao lado de seus mestres Nelson de Oliveira e Marcelino Freire (Novo Século, 2013); do livro-reportagem “Lavoura dourada” (Évora, 2010). Participa de diversas antologias de contos no Brasil e em Portugal, entre elas a coletânea de crônicas “Um mar vivo de corações expostos” (Lavra Editora, 2021).

 

Para mais informações sobre o curso e o processo de inscrição, acesse a plataforma digital de A Casa Tombada através do link https://cursos.acasatombada.com.br/curso/extensao-universitaria-escrever-em-primeira-pessoa-memorias-autobiogra. Acompanhe o trabalho de Nanete Neves em https://br.linkedin.com/in/nanete-neves-b862801a.

 

Serviço

Bolsa integral de estudo para pessoas negras, indígenas e com deficiência.

Curso: Escrever em primeira pessoa: memórias, autobiografias e autoficção, de Extensão Universitária

Ao vivo e Online via aplicativo Zoom

Data: de 29 de março a 14 de junho de 2025

Horário: aos sábados das 9h30 às 11h30

Carga horária de 30 horas