[Artes]A exposição 'Argus', que homenageia os 200 anos da imigração alemã no Brasil e sua contribuição sócio-cultural, chega à Cidade das Artes.

 A  exposição 'Argus', que homenageia os 200 anos da imigração alemã no Brasil e sua contribuição sócio-cultural,  chega à Cidade das Artes.



Montezuma Ferreira


Izan


Com curadoria de Edson Cardoso e realização da Ava Galleria Rio,  traz obras que já passaram por galerias do Rio, Berlim e Finlândia.



A exposição "Argus" chega à Cidade das Artes, depois do grande sucesso de público nas galerias por onde passou no Brasil, Alemanha e Finlândia, com curadoria de Edson Cardoso,  para homenagear os 200 anos da Imiigração Alemã no Brasil, com uma coletiva que leva o nome de um velho navio de madeira, com velas e três grandes mastros que, em julho de 1823, trouxe de Amsterdã (Holanda), os primeiros imigrantes ao nosso país.



Duzentos anos atrás, depois de uma viagem de seis meses, o veleiro Argus chegava ao porto do Rio de Janeiro. A embarcação holandesa trazia para o Império brasileiro 269 imigrantes alemães. O Argus era o primeiro dos quase 40 navios que trariam ao Brasil mais de 11 mil colonos e soldados germânicos até 1830.



Chegando ao Brasil, teria início um processo que duraria décadas e levaria milhares de europeus ao território brasileiro, exercendo uma ampla variedade de atividades nas áreas de agricultura, indústria, comércio, arquitetura e artes, pertencendo a classes sociais diferentes e desempenhando, assim, um papel importante na configuração econômica e cultural do Brasil.



Os alemães enriqueceram a cultura brasileira com suas tradições, música, gastronomia e literatura. Hoje, estima-se que existam mais de 5 milhões de descendentes de alemães no Brasil, fazendo dessa comunidade uma das maiores do país. Sua influência é evidente na cultura, economia e sociedade brasileiras, destacando a imigração alemã como um capítulo importante da história nacional, um exemplo de superação e contribuição para o desenvolvimento do Brasil.


Entre os artistas convidados a participar da exposição estão: 






Sobre a Ava Galleria


Fundada em 2005 em Helsinki, a Ava Galleria é uma das galerias contemporâneas mais conceituadas da Finlândia, que há dois anos mudou-se para a Cidade de Varkaus, um dos mais importantes pólos de fabricação de papel. Organiza exposições locais e em colaboração com espaços culturais de outras cidades pelo mundo, como Osaka, Tóquio, Berlim, Londres, Porto, Veneza e Rio de Janeiro. A Ava Galleria também participa, todo ano, da International Contemporary Art Fair, no Carrousel du Louvre, em Paris. A Ava Galleria Rio funciona na Fábrica Bhering, Santo Cristo/RJ.


Serviço


Exposição: "Argus"

Curadoria: Edson Cardoso


Visitação: 22 de novembro a 22 de dezembro de 2024

De quarta a domingo das 14h às 19h 

Local: Cidade das Artes

Av. das Américas, 5300 - Barra da Tijuca, Rio de Janeiro

Assessoria de Imprensa: Paula Ramagem

Realização: Ava Galleria Rio


Assessoria de Imprensa: Paula Ramagem

Censura livre

Gratuito


Assessoria de Imprensa
Paula Ramagem
21 99506-7999