O encontro gratuito “Breaking Olímpico Brasil” vai reunir bboys e bgirls em workshops, bate-papos e cypher, no dia 10 de agosto, no Centro de Movimento Deborah Colker Glória
Atividade que une arte e esporte, o breaking, pela primeira vez na história, estará em uma edição das Olimpíadas. Para celebrar este momento inédito, o projeto Breaking Social Brasil organiza, no dia 10 de agosto, o evento gratuito “Breaking Olímpico Brasil”, no Centro de Movimento Deborah Colker, na Glória, com a participação de um grande time de bgirls e bboys, como são conhecidos os praticantes do esporte. Essas são as datas de disputa das quartas, semi e finais de breaking nas Olimpíadas de Paris – a ideia é juntar a comunidade do Breaking para assistir essa competição, mas também oferecer aos participantes workshops, bate-papos, uma grande cypher, entre outras atividades das 10h às 20h.
Entre os nomes confirmados no evento, estão o Bboy Neguin (Fabiano “Neguin” Lopes), reconhecido por sua fusão única de acrobacias de capoeira e acrobacias de Bboy de tirar o fôlego; o Bboy Hp Kingler, membro do Funk Focker, o primeiro grupo brasileiro a ser campeão no cenário mundial de breaking; o Bboy Onnurb, que cresceu envolvido no cenário artístico do hip hop paulista, representando o elemento breaking em competições nacionais e internacionais; André Rockmaster, mentor, coaching e diretor da Federação Paulista de Breaking, fazendo a formação de novos atletas olímpicos do Brasil; Guilherme Schleder, secretário de Esportes e Lazer do Rio de Janeiro; Vinicius Bastiani, Gerente de Patrocínios Esportivos da Petrobras; Carol Tolosa, que lidera a agenda de Responsabilidade Social Corporativa da Bayer, entre outros.
Breaking Olímpico Brasil
Programação – 10 de agosto de 2024
10h | Recepção e café da manhã
11h às 13h30 | Transmissão do B-Boys Round Robin (Seletiva com 16 atletas)
11h às 12h | Workshop com atletas Breaking Social Brasil: Bboy Doggy e Bgirl Nathana – Workshop de vivências de alto rendimento
12h às 13h | Workshop com Bboy Onnurb
13h às 14h | Workshop com Bboy Neguin
14h às 15h | Painel “O Impacto Social do Breaking Olímpico” – Com Vinicius Bastiani (Gerente de Patrocínios Esportivos da Petrobras), Carol Tolosa ( Diretora de Responsabilidade Social Corporativa da Bayer ), Lúcio Pedra ( Coordenador do Breaking Social Brasil ) e Bispo SB ( Diretor de Breaking da CNDD / Idealizador e Diretor da Master Crews )
15h às 16h45 | Exibição das Quartas, semi e finais de Breakdance
17h às 18h | Painel “Políticas Públicas, Eventos e Treinamento de Atletas no Breaking” – com Guilherme Schleder (Secretário Municipal de Esportes do Rio de Janeiro), Miguel Colker (Diretor do Breaking Social Brasil), Bboy HP (Diretor do CT Breaking) e Bboy Pelezinho (Curador Artístico do Breaking do Verão)
18h às 19h | Painel “Economia Criativa: Oportunidades de Carreira no Breaking” – com Bboy Neguin (Lenda da história do Breaking), Rockmaster (Federação Paulista de Breaking), Dieguinho (Coordenador do Breaking Social Brasil) e Bgirl Nathana (Atleta do Breaking Social Brasil)
19h às 20h | Cypher aberta a Bboys e Bgirls
Sobre o Breaking Social Brasil
O projeto iniciou suas atividades em 2023 com dois objetivos principais: criar e manter núcleos de capacitação de breaking para jovens com escassez de oportunidades e oferecer treinamento para encontrar e desenvolver atletas olímpicos brasileiros. Em 2024, a iniciativa se expandiu. Coordenado por Diego Alves, o Núcleo de Capacitação oferece aulas gratuitas de breaking na Arena Carioca Fernando Torres, em Madureira; no CE Jornalista Mauricio Azedo, no Caju; na Arena Carioca Chacrinha, em Pedra de Guaratiba; na Escola Municipal Cívico Militar Carioca, no Rocha; no Centro de Movimento Deborah Colker, na Glória; e no MX Studio de Dança, no bairro de Parque Duque, no município de Duque de Caxias. As turmas são divididas em dois níveis com cerca de 20 alunos em cada: iniciante, para crianças e jovens que querem aprender a dançar breaking e fomentar a entrada no esporte, e intermediária, voltada àqueles que já têm noções de breaking e buscam evoluir e se especializar. No total, o projeto atende 150 jovens beneficiários. No corpo docente, estão o Bboy Eddie Hoo (Prof. Edson Junior), Alexandre Xaverinho, Professora Jessica, Goldar, Cleiton Tevez (Bboyz Tevez), Gabriel Monteiro (Bboy GB) e Bgirl Dressa. As inscrições para os polos do Núcleo de Capacitação ficam abertas todo o ano.