Artista faz jornada por timbres, sonoridades africanas e desiguaidades brasileiras em “AFRUZZ”
Gustavo Benjão, um dos nomes da cena musical carioca com seu nome associado a projetos como Abayomy Afrobeat Orquestra e Do Amor, faz de sua música um caminho para experimentações sonoras e um forte olhar para a realidade. Se no seu último trabalho solo, “Axé” (2022), ele misturava a celebração e a dança com dilemas sociais, estruturas familiares e lutas cotidiana, agora ele dá um passo além. “AFRUZZ” é uma jornada instrumental sobre os timbres e efeitos das guitarras africanas.
“Esse é um filme que surgiu na minha imaginação quando estava finalizando e nomeando as faixas. Escutando as faixas e imaginei a história de um
jovem entregador de aplicativos, negro, periférico, estudante de arte e aspirante a artista multi-midia, que luta pra sobreviver e exercer sua criatividade de alguma forma. Afruzz virou o nome artístico dele, e eu fui organizando e nomeando as faixas como uma espécie de narrativa, ou até mesmo pano de fundo pra acontecimentos num dia da vida desse jovem”, com o artista que já se apresentou com artistas como Moreno Veloso, Nina Becker, Rodrigo Amarante e Lucas Santtana.
“Há algum tempo eu pensava em fazer um disco instrumental mas invariavelmente as palavras sempre encontravam uma maneira de permear a minha obra. Dessa vez eu assumi de alguma forma o meu lado músico apenas, guitarrista, ou até multi-
instrumentista, já que toquei os baixos, alguns teclados e as baterias eletrônicas. Eu como compositor, mesmo já tendo feitos inúmeros temas instrumentais em trilhas sonoras, principalmente pro teatro, tive que exercer algum desapego da mensagem clara que muitas vezes a letra, a palavra dá de maneira tão clara. Mas isso me abriu pra imaginar que as palavras não necessariamente precisavam estar na música, mas poderiam ocupar um lugar no imaginário e no sub-entendimento, o que abre de certa forma um lugar diferente do que estava habituado como compositor”, resume Benjão.
Ficha Técnica:
todos os instrumentos gravados por Gustavo Benjão
Gravado no Estúdio 1/4
Mixado e Masterizado na Audio Rebel por Gustavo Benjão